Criança autista contorna dificuldades na música e pintura, em Goiânia

Compartilhe com:

Augusto Mangussi, de 12 anos, já recebeu convites internacionais para expor telas. Ele, que também toca piano, encontrou na arte uma maneira de superar as limitações do autismo.

Diagnosticado com autismo ainda bebê, o Augusto Mangussi, hoje com 12 anos, encontrou na arte uma maneira de contornar as dificuldades do espectro. Com o acompanhamento dos pais e de professoras, ele tem aulas de pintura e música. Augusto toca piano e pinta quadros, e o talento do jovem artista já é reconhecido mundo afora.

Segundo a mãe dele, Larissa Lafaiete, Augusto já recebeu convites para expor suas telas no Arizona e em Miami, nos Estados Unidos, além de já ter participado de exposições em grandes capitais do Brasil, como São Paulo. As pinturas dele também já passaram a estampar peças de roupas, como camisas e vestidos.

Para Larissa, a arte tem ajudado o filho a superar os desafios do autismo.

“Quando ele terminava um quadro, ele era muito elogiado. Esse reforçador social para o autista é um estímulo para ele continuar fazendo cada vez mais”, conta.

Tela do artista Augusto Mangussi, de Goiânia, Goiás 

Quando Augusto tinha pouco mais de um ano de vida, Larissa percebeu que havia algo diferente com ele. “O Augusto não entendia comandos simples e isso me trouxe bastante preocupação. Eu nunca tinha ouvido falar de autismo”, relata.

Desde então, os pais de Augusto passaram a buscar maneiras de estimular o desenvolvimento do filho de uma forma saudável, prazerosa e criativa.

A professora de pintura dele, Tereza Prato, afirma que aprende todos os dias com Augusto.

“Eu aprendo mais com o Augusto do que ensino. Desenvolvi um monte de técnicas que até para mim foi bom, melhorei muito, me tornei professora”, afirma.

A musicoterapeuta Ana Paula Torres dá aulas de piano para Augusto e explica que leva em consideração o tempo de aprendizado dele.

“Eu acho o amor, o carinho e a dedicação pelo tempo do aluno, que cada um tem, acho que é fundamental”, pontua.

Augusto toca piano com a musicoterapeuta, em Goiânia, Goiás

Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/03/08/crianca-autista-contorna-dificuldades-na-musica-e-pintura-em-goiania.ghtml